Como gerar oportunidades de negócios em Marketing Digital?

O alinhamento entre times e o foco em resultados são essenciais para o sucesso de uma empresa. Entenda como o product marketing pode ajudar você a atingir esse cenário em seu negócio e como fizemos isso aqui na Mobister.

O nosso time passa por mudanças constantes. Aliás, isso é bem comum em startups. Não me lembro de passar mais de 3 meses sequer sentada no mesmo lugar.

Mas isso tudo é muito importante e é exatamente o que faz com que esse tipo de empresa se desenvolva tão rápido.

Nós nos adaptamos às necessidades de mudança em pouco tempo e acabamos adquirindo muito conhecimento nesse processo, que pode sempre ser aplicado para testar coisas diferentes e descobrir novas oportunidades.

A cerca de um ano e meio, nós começamos — oficialmente — o setor de Product dentro do nosso time de Marketing, e eu passei a fazer parte dele.

Mas, sendo bem honesta: eu não fazia a menor ideia do que isso significava.

Porém, algum tempo depois, é incrível como esse novo ponto de vista sobre o Marketing e sobre a própria Rock mudou a maneira com que fazemos Marketing, analisamos nossos resultados e promovemos o nosso serviço.

Resolvi contar um pouco dessa história para que você não só consiga entender o que é Product, mas também entenda como esse conceito pode se aplicar ao seu negócio.

É importante salientar que nós trabalhamos com um modelo de vendas consultiva.

É importante salientar que, aqui na Rock, nós trabalhamos com um modelo de vendas consultivas — mais personalizadas e dando uma consultoria aos nossos clientes.

Embora esse não seja o cenário ideal para o Product Marketing — que foca mais em ações voltadas para trial de produtos, por exemplo — nós conseguimos melhorar os nossos processos de uma maneira absurda.

Antes de tudo: o que é Product Marketing

Product Marketing é um setor, dentro do Marketing, responsável pela interseção de 3 áreas muito importantes em qualquer negócio: produto, marketing e vendas.

Algumas empresas encaram o Product de um jeito diferente — indo um pouco além e cuidando também dos processos de suporte — mas nos atentamos mesmo a esses 3 aspectos que influenciam diretamente na tomada de decisão de uma pessoa pela sua empresa.

Dessa maneira, nós priorizamos, aqui na Rock, para alguns pontos em especial:

– Como fazemos o Marketing do nosso produto/serviço e geramos demanda nesse sentido;
– Como melhorar a relação entre Marketing e Vendas, não só em relação aos leads gerados e como eles chegavam aos vendedores, mas também…
– Como melhorar a comunicação do time de vendas com os nossos potenciais clientes, mantendo a mesma mensagem que já estava sendo passada no Marketing e diminuindo os ruídos.

Resolvi contar um pouco dessa história para que você não só consiga entender o que é Product, mas também entenda como esse conceito pode se aplicar ao seu negócio.

É importante salientar que, aqui na Rock, nós trabalhamos com um modelo de e dando uma consultoria aos nossos clientes.

Embora esse não seja o cenário ideal para o Product Marketing — que foca mais em ações voltadas para trial de produtos, por exemplo — nós conseguimos melhorar os nossos processos de uma maneira absurda.

Antes de tudo: o que é Product Marketing

Product Marketing é um setor, dentro do Marketing, responsável pela interseção de 3 áreas muito importantes em qualquer negócio: produto, marketing e vendas.

Algumas empresas encaram o Product de um jeito diferente — indo um pouco além e cuidando também dos processos de suporte — mas nos atentamos mesmo a esses 3 aspectos que influenciam diretamente na tomada de decisão de uma pessoa pela sua empresa.

Dessa maneira, nós priorizamos alguns pontos:

– Como fazemos o Marketing do nosso produto/serviço e geramos demanda nesse sentido;
– Como melhorar a relação entre Marketing e Vendas, não só em relação aos leads gerados e como eles chegavam aos vendedores, mas também…
– Como melhorar a comunicação do time de vendas com os nossos potenciais clientes, mantendo a mesma mensagem que já estava sendo passada no Marketing.

Mobister

Marketing para tecnologia.