Como obter mais cliques na busca do Google

Na internet cada mais cliques na busca no Google vale ouro. Isso, porque eles são um importante passo que o usuário dá em direção a porta da esperança, quer dizer, dá conversa! 😛

Afinal, o objetivo do marketing digital é vender!

Mas como aparecer nos primeiros resultados de pesquisa? Como ter a certeza que os cliques serão feitos? 

Para responder essas e outras questões preparamos um material bem legal sobre como obter mais cliques na busca do Google. Neste post vamos apresentar números sobre as pesquisas feitas no Google, sugestões de como seu site pode ficar entre os primeiros, SEO e, super dicas que farão o usuário clicar no seu site com toda certeza! 

Vamos lá? 

 

Numbers first 

Antes de mais nada vamos falar um pouco sobre números. Por que será que é tão importante aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google?

A busca do Google é responsável por 61% do tráfego online via smartphones. Segundo o estudo “Mobile Metrics Refresh”, desenvolvido pelo Adobe Digital Insights (ADI), 77% do tráfego online em smartphones vem de buscas orgânicas. 

De acordo com o Mashable, no Google são realizadas mais de 100 bilhões de pesquisas por mês e são processadas em média mais de 40.000 consultas por segundo, em todo o mundo. 

São números suficientes para entendermos por que é fundamental que uma empresa apareça nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

Como aparecer nos primeiros resultados do Google

Como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Para que sua empresa seja vista e lembrada ela precisa aparecer nos primeiros resultados de pesquisa dos buscadores. 

Neste caso, estamos falando sobre técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que permitem a conquista de resultados orgânicos, aqueles que aparecem sem a tag de anúncio no Google e não são pagos. 

Um trabalho mal feito de SEO pode atrapalhar totalmente sua estratégia de conquistar cliques qualificados e conversões. Por isso, vamos dar uma atenção especial a esse ponto. 

 

O que é SEO?


SEO (Search Engine Optimization) reúne aspectos valorizados pelo Google para fazer com que seu site se destaque nos resultados. 

Ao utilizar as estratégias de SEO da forma correta em seu site, você utilizará palavras-chave, links amigáveis e outras medidas que vão deixá-lo otimizado e preparado para aparecer bem nas buscas orgânicas. 

Aqui no blog já falamos sobre a importância das palavras-chave para desenvolver uma estratégia bem sucedida de marketing digital

Para seu site ficar bem rankeado no Google existem alguns fatores de posicionamento do SEO que precisam ser levados em consideração. Vamos falar sobre eles agora!

 

Fatores de posicionamento do SEO

 

O Índice de Qualidade é definido por muitos fatores que precisam ser levados em consideração para que a campanha de SEO seja bem sucedida. 

Alguns dos principais fatores de posicionamento: 

 

  • Referências em outros sites (backlinks);

Os backlinks são as citações em forma de links recebidas de outros sites. 

 

  • Autoridade de domínio

Os backlinks também são utilizados para medir a autoridade da página. É nesse ponto que entra em ação o trabalho de link building, o qual aplica as técnicas de link para melhorar posicionamento de páginas.

 

  • Performance da página. 

Ainda não ter um conteúdo legal, não utilizar as palavras-chave da forma correta se a UX do seu site é ruim. 

A velocidade de carregamento e a navegação do seu site é muito importante. O Google por meio de algumas métricas identifica isso e pode colocar seu site com bons resultados na pesquisa ou não. 

 

  • Palavra-chave

Você já deve ter lido aqui no blog um pouco sobre as palavras-chave, então vamos apenas relembrar. É muito importante que a palavra-chave do seu site esteja presente no título, entre as primeiras 100 palavras, na meta description, no title tag e se possível na URL. 

 

  • Sinais sociais

Os sites e páginas que têm bom desempenho nas redes sociais, por possivelmente terem um bom conteúdo, são replicadas pelos usuários. Essa ação faz com que o site conquiste backlinks. 

 

  • Qualidade do conteúdo.

Uma das melhores formas de convencer o Google que seu site merece estar entre os primeiros é oferecendo aos usuários um conteúdo original e relevante. 

Por isso, copiar conteúdo de outros sites não é uma opção. Essa prática além de poder ser penalizada pelo Google, também faz com que seu rankeamento fique prejudicado. 

 

Pense sempre no usuário. Será que o que você está dizendo é realmente importante para ele? Será que o seu conteúdo justifica a presença do usuário no seu site? 

Responder essas questões irá nortear sua estratégia de conteúdo. Existem vários outros fatores de posicionamento do SEO, nessa internet sem fim você pode encontrar mais de 200. Esse é um assunto que nunca se esgota, mas considerar esses que listamos acima já é um excelente caminho. 🙂

 

Clicou, é gol!

 

Começamos esse texto falando que aparecer entre os primeiros resultados do Google é fundamental para obter resultados. Mas agora que sua empresa já está entre os primeiros, será que o usuário vai clicar no seu site? 

Infelizmente estar entre os primeiros não é garantia de cliques e nem de conversão. Depois de estar bem rankeado seu site precisa chamar a atenção para que o usuário clique nele. 

Agora chegou a hora das dicas de ouro que falamos logo no começo! Temos algumas sugestões para que seu título e meta description sejam irresistíveis: 

  • Chame atenção com títulos únicos e específicos
  • Mostre uma solução para o problema do seu usuário
  • Apresente um benefício claro e específico
  • Prove com números o que você está afirmando
  • Chame para uma ação

 

Pronto, agora é só garantir que ao clicar no seu site o usuário terá uma boa experiência de navegação e será convencido que o seu produto ou serviço é o que ele precisa.

Quer saber ainda mais sobre marketing digital e todos os detalhes que podem ajudar sua empresa a aumentar o número de vendas. Continue acompanhando o conteúdo do blog, muitos conteúdos legais virão por aí. 😉 

 

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