Um dos principais objetivos de quem trabalha com marketing digital e vendas online é o de garantir tráfego constante em seu site.
Atrair pessoas é o passo primário para fazer um negócio crescer. Isso, ninguém tem dúvidas.
O problema é que nem sempre esse tráfego se converte em clientes e em vendas para os negócios digitais. E a situação pode ser frustrante, não é mesmo?
Mas calma. Existem algumas estratégias que podem ajudá-lo!
Neste texto vamos trazer algumas dicas úteis que você pode colocar em prática para começar a converter seus acessos em clientes reais.
São algumas das estratégias utilizadas pelas principais marcas do mundo e com retorno comprovado.
Tudo para ajudar você na tarefa de incrementar a sua estratégia digital e fazer o seu negócio crescer.
Trabalhe com landing pages
As landing pages são páginas com um objetivo único.
Elas se diferenciam de sites comuns por serem mais diretas na proposta que têm e por buscarem, de forma agressiva, a conversão de visitantes em clientes.
Elas são compostas por:
- Uma oferta;
- Um formulário;
- Uma chamada para ação.
Nelas, você pode optar por duas estratégias distintas: oferecer um material gratuito em troca do contato do visitante ou então vender diretamente um produto.
Qualquer que seja a sua ideia, as landing pages são fundamentais neste processo de conversão de visitantes.
Algumas estatísticas apontam que empresas que as usam podem aumentar em até 5 vezes o número de leads que geram.
Além disso, se você trabalha com uma estratégia de anúncios no Google e no Facebook, elas podem reduzir drasticamente o custo deles.
Para usá-las bem, a dica é delimitar o objetivo da página (oferecer um material gratuito? Vender um produto?) para, em seguida, começar a desenhá-la.
É preciso ficar atento a elementos como o cabeçalho, a imagem, o texto da oferta e principalmente o formulário.
É importante que o cabeçalho ofereça a sua proposta de valor de forma clara. O texto da oferta seja irresistível, a imagem faça sentido com ela e o formulário concentre apenas as perguntas essenciais que você precisa para um contato futuro com o seu cliente.
Fique de olho na taxa de rejeição
A taxa de rejeição mede quantas pessoas entraram em uma determinada página e saíram sem fazer nenhuma interação com ela (clicar em um link ou dar play em um vídeo, por exemplo).
Uma taxa de rejeição alta pode ser consequência de:
- Demora na abertura da página;
- Site sem responsividade;
- Problemas no design da página;
- Navegabilidade ruim;
- Oferta desalinhada com a audiência.
Se você percebeu que suas páginas têm alta taxa de rejeição, você precisa investigar a causa e atuar para resolvê-la.
O importante é lembrar de trabalhar com designs responsivos, aqueles que se adaptam a todo tipo de tela, e páginas leves para que o carregamento seja rápido.
Em seguida, é preciso ficar de olho no design e na navegabilidade. Para isso, é preciso que você se pergunte:
- Elas estão suficientemente claras para o meu potencial cliente?
- Eles conseguem entender bem a navegabilidade da página?
Tire um tempo para verificar essas questões.
Se possível, questione clientes e amigos mais próximos sobre o que acharam do site e se eles conseguem entender bem como ele funciona.
A última questão é de mero desalinhamento entre a oferta e a sua audiência.
Neste caso, é importante estudar melhor o seu mercado e procurar ofertas que se adequem com mais facilidade a ele.
Preste atenção na linguagem visual
A internet é um meio essencialmente visual. Por isso que imagens são tão importantes nela.
Estatísticas apontam que usar vídeos impactam em até 86% as suas conversões! Então, se houver estrutura, invista neles.
Para além disso, é preciso prestar atenção em todo o aspecto de linguagem visual da página. Desde as imagens, aos banners que você vai utilizar e todo o esquema de cores.
É preciso que eles estejam alinhados com o branding da empresa e possam transmitir de forma simples os valores que você deseja passar.
Ter uma estrutura visual genérica ou que não esteja de acordo com a sua identidade, vai diminuir a conversão de visitantes em clientes e pode até prejudicar a percepção de marca que você tem.
Então é preciso ter atenção especial a isso.
Possua CTAs claros na página
Os CTAs são os call to actions, ou chamada para ação. Eles vão apontar para o usuário que tipo de conversão você deseja que eles façam.
Chamadas genéricas podem diminuir a taxa de conversão e, no limite, até mesmo confundir o leitor. Por isso, sempre que possível, opte por um texto mais direto nos botões da sua página.
Você pode utilizar gatilhos para ajudá-lo. Por exemplo:
- Em vez da palavra “comprar”, usar a expressão “compre agora”;
- Em vez da palavra “baixar”, usar uma frase como “quero o meu ebook”;
- Em vez de “inscrever-se” utilizar algo como “quero receber as notícias no meu email”.
Quanto mais criativa e pessoal for a chamada para ação da sua empresa, melhor.
Outro detalhe importante é dar uma atenção especial às cores que você pretende utilizar nos botões de chamada para ação.
Neste caso, é importante ler um pouco sobre psicologia das cores e tentar identificar àquelas que trazem contraste no layout da sua página.
Em geral, cores mais quentes (vermelho, amarelo e laranja) são mais chamativas do que as demais. Mas não significam necessariamente que são as melhores opções para o seu negócio.
O ideal aqui é testar para entender como a sua audiência se comporta neste caso.}
Faça testes AB
Teste é tudo.
Infelizmente, não há regras que cabem perfeitamente em todos os negócios, principalmente quando o assunto é utilizar métodos para transformar visitantes em clientes.
Por isso que, para você ter a certeza que está tendo o melhor resultado com as suas ações, é ideal testar. E testar muito.
Tenha em mente que é preciso usar programas para captar dados e depois interpretá-los. Alguns exemplos:
- Google Analytics: oferece informações das mais variadas (e valiosas) possíveis sobre os visitantes da sua página;
- Hotjar: oferece um mapa de calor da sua página. Você pode utilizá-lo para saber em qual parte o seu usuário gasta mais tempo.
Os testes AB funcionam quando você testa a variação de um elemento para a mesma audiência.
Por exemplo: testar a cor do botão de compra da sua página.
Para isso, pode deixá-lo na cor vermelha durante 7 dias e, durante outros 7, na cor verde. Depois, analisar os dados e escolher a melhor opção.
A dica é testar variações maiores de layout (esquema de cores, cabeçalho, vídeo) para depois ir testando elementos menores, até a sua marca chegar mais próxima do ideal.
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É isso, com essas cinco estratégias temos a certeza que você vai conseguir transformar seus visitantes em clientes e fazer o seu negócio decolar.
Portanto, coloque-as em prática agora. E mais, você quer ficar por dentro das principais dicas de marketing digital? Então, assine a nossa newsletter! Por meio dela, enviaremos as melhores dicas para você, direto no seu email.